POLÍTICA


Para governo, Motta terá dificuldade para derrubar veto de Lula no Senado, diz coluna

Ministros do governo preveem dificuldades de Hugo Motta para derrubar, no Senado, o veto de Lula ao aumento do número de deputados

Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados

 

Ministros do governo apostam que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), terá dificuldade para derrubar o veto de Lula ao projeto que aumenta de 513 para 531 o número de deputados.

Segundo a coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, aconselhado por alguns ministros, Lula decidiu vetar a proposta como um recado sobretudo a Motta, após o presidente da Câmara patrocinar a derrubada do decreto do governo sobre o IOF.

Também pesou na decisão do petista o impacto da opinião pública. O temor de auxiliares presidenciais era de que a possível omissão de Lula fosse mal vista pela população, majoritariamente contra o projeto.

Na avaliação de ministros, entre eles alguns do Palácio do Planalto, Motta terá dificuldades para derrubar o veto de Lula no Senado, onde o projeto foi aprovado com placar apertado, de 41 votos a 33.

Para que um veto presidencial seja derrubado, é preciso que a maioria absoluta de deputados federais (257) e senadores (41) votem pela derrubada dele, em votação computada separadamente.

Caso uma das duas Casas Legislativas não alcance votos suficientes para derrubar, o veto do presidente da República é mantido. Ou seja, se o Senado manter o veto, Motta sairá derrotado.