POLÍTICA


Para ‘barrar’ Tarcísio, ala bolsonarista quer chapa Caiado-Eduardo Bolsonaro para 2026

O temor desse grupo é de que, se eleito, Tarcísio ocupe o poder por dois mandatos consecutivos e esvazie o bolsonarismo

Foto: Montagem | Marcelo S.Camargo/Governo de São Paulo, Júnior Guimarães/Governo de Goiás e Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A ala do bolsonarismo que se opõe à possível candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), à Presidência em 2026 intensificou os contatos com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil). O grupo passou a defender publicamente o nome de Caiado como opção da direita ao Palácio do Planalto, com o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como vice na chapa.

Segundo a coluna de Igor Gadelha, do portal Metrópoles, essa articulação tem como objetivo minar as chances de Jair Bolsonaro (PL) — atualmente inelegível — indicar Tarcísio como seu sucessor. O temor desse grupo é de que, eleito, Tarcísio ocupe o poder por dois mandatos consecutivos e esvazie o bolsonarismo como força política.

A estratégia da ala conservadora envolve também a promessa de Caiado, feita diretamente a Bolsonaro, de que disputaria apenas um mandato presidencial, abrindo espaço para outro nome da direita na eleição seguinte. “O Tarcísio é jovem. Ele ficaria dois mandatos, e oito anos mata o bolsonarismo”, disse um aliado do ex-presidente, sob reserva.