POLÍTICA


Otto cobra votação da PEC do fim da reeleição e cita slogan ’50 anos em 5′ de Juscelino

Senador baiano defendeu que o presidente Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) paute o texto no plenário

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado.

O senador Otto Alencar (PSD-BA) cobrou nesta quarta-feira (9) ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), a inclusão na pauta de votação do plenário a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que acaba com a reeleição e propõe a unificação das eleições a cada cinco anos. O texto foi aprovado em maio na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa, da qual Otto é presidente.

“Nós deveríamos fazer uma gestão frente ao presidente Davi pra colocar em votação, concordo plenamente. Não teve coisa pior pro Brasil do que a reeleição e, sobretudo, a eleição de dois em dois anos”, disse o senador durante uma audiência pública no colegiado.

Embora o tema enfrente resistência de congressistas, Otto diz que a questão da reeleição é prejudicial ao próprio Legislativo. “Nós estamos discutindo já a eleição do ano que vem, do presidente da República, dos governadores, e terminamos uma eleição municipal agora, recentemente. Não se fala de outra coisa nesse país a não ser em reeleição num momento em que se devia se cuidar de outras ações importantes para o povo brasileiro”, declarou.

Ao defender o modelo de mandato único, o senador baiano citou o slogan “50 anos em 5”, do governo Juscelino Kubitschek (1902-1976), presidente por cinco anos e que foi responsável pela construção de Brasília e pela modernização da infraestrutura do país.

“Juscelino Kubitschek foi um dos maiores presidentes da República. Governou cinco anos e fez 50 anos em cinco. Até hoje se lembram Juscelino, inclusive no meu Nordeste. Foi o primeiro presidente da República a pensar no Nordeste. Um dos maiores açudes do Nordeste foi construído na época de Juscelino Kubitschek, estradas, em cinco anos. Portanto, dá perfeitamente pra governar”, afirmou Otto.