POLÍTICA


Otto Alencar ironiza relatoria de Paulinho da Força e deputado rebate

Senador questionou escolha para o PL da Dosimetria; Paulinho chamou crítica de preconceituosa

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

 

O senador Otto Alencar (PSD-BA) fez uma ironia sobre a escolha do deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) como relator do Projeto de Lei da Dosimetria, que trata da redução de penas para envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.

Em entrevista ao UOL, Otto provocou ao dizer que o colega é um “PhD em Direito Penal e Processual”, destacando de forma sarcástica que Paulinho seria o maior conhecedor das leis na Câmara.

Paulinho reagiu nas redes sociais, classificando a fala como preconceituosa. “Sou metalúrgico com orgulho. Vim da roça, do chão de fábrica, da vida real. Não tenho PhD em Direito Penal, mas tenho PhD em povo”, escreveu.

O deputado afirmou ainda que está cercado de juristas para construir um relatório técnico e justo, que, segundo ele, pode “pacificar o país”.

Paulinho também indicou que a votação do projeto que isenta do Imposto de Renda pessoas com renda de até R$ 5 mil pode ser adiada caso o texto da Dosimetria não avance. Ele tem articulado apoio entre partidos como PL, MDB e Republicanos para aprovar a proposta, que pode beneficiar até o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão.