POLÍTICA


Oposição reage a veto de Lula e protocola novo PL da Anistia no Senado

Proposta prevê anistia ampla e irrestrita aos condenados pelos atos de 8 de janeiro após rejeição do PL da Dosimetria pelo presidente

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

 

O senador Esperidião Amin (PP-SC) apresentou na quinta-feira (8) o PL da Anistia. O projeto tem o mesmo teor que o PL da Dosimetria, vetado pelo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no mesmo dia.

A movimentação do Congresso é uma resposta direta à atitude de Lula de rejeitar o projeto que reduziria drasticamente a pena de condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O novo texto prevê anistia “ampla irrestrita” aos condenados. “Propomos a anistia ampla e irrestrita de todos os que participaram de manifestações com motivação política ou eleitoral, ou as apoiaram, por quaisquer meios, inclusive contribuições, doações, apoio logístico ou prestação de serviços”, diz trecho do texto.

Por meio de nota, Amin afirmou que que nunca escondeu considerar o PL da Dosimetria “deficiente diante da real dimensão dos fatos de 8/1/2023”. O senador também criticou a condução da CPMI que investigou os condenados e classificou como narrativa a afirmação de que houve uma tentativa de golpe de estado.