POLÍTICA


Oposição quer socorro a vítimas do tarifaço dentro de limite fiscal e emperra pacote no Senado

Governo alega que suporte deve estar fora do arcabouço fiscal devido à imprevisibilidade da medida de Trump contra o Brasil

Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

 

A oposição ao governo Lula (PT) quer incluir o socorro aos atingidos pelo tarifaço dentro do arcabouço fiscal, o que tem feito o pacote de socorro às empresas ficar emperrado no Senado.

Governistas têm alegado que o suporte aos atingidos pelas tarifas impostas por Donald Trump ao Brasil deve ser enxergado como excepcionalidade devido à imprevisibilidade da medida do presidente dos Estados Unidos, tomada no início do segundo semestre. Dessa forma, aliados de Lula entendem que o socorro deve estar fora do limite fiscal.

As iniciativas do governo para ajudar os setores impactados pelo tarifaço foram apresentadas dentro do Projeto de Lei Complementar (PLP) 168/2025 e da Medida Provisória (MP) 1.309 e fazem parte do Plano Brasil Soberano. O governo precisa de 41 dos 81 votos possíveis no Senado para manter a flexibilização das regras fiscais. Com informações do jornal Folha de S. Paulo.