POLÍTICA


Oposição consegue 41 assinaturas e vai protocolar pedido de impeachment contra Moraes no Senado

Bolsonaristas agora vão pressionar Davi Alcolumbre (União-AP) para dar andamento ao processo no Senado

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A oposição ao governo federal conseguiu, nesta quinta-feira (7), as 41 assinaturas necessárias para protocolar um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A iniciativa ganhou força após a decisão do magistrado de impor prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que motivou uma série de protestos por parte de parlamentares aliados ao liberal.

Segundo o Metrópoles, o 41º signatário foi o senador Laércio Oliveira (PP-SE). Na oportunidade, a oposição anunciou o fim da obstrução aos trabalhos no Senado e da ocupação da Mesa Diretora, que vinha ocorrendo desde o início da semana. Agora, a estratégia se volta a pressionar o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) — cabe a ele analisar a questão e decidir se leva o processo à frente.

“Estamos desobstruindo e a oposição vai participar dos debates das pautas que interessam ao Brasil, pautas que interessam a todos, para aquém das questões ideológicas”, afirmou o líder da oposição, senador Rogério Marinho (PL-RN), durante entrevista coletiva. Por sua vez, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) classificou o movimento como um “momento histórico” para o país. “Alexandre de Moraes precisa voltar a ter limites”, afirmou o filho mais velho do ex-presidente.