POLÍTICA


Oposição articula avanço de PL da anistia na Câmara para ser votado com urgência na próxima semana

A expectativa é de que a análise ocorra na sessão de terça-feira (16), caso haja acordo entre as lideranças

Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

 

Parlamentares da oposição retomaram nesta semana a articulação para acelerar a tramitação da anistia na Câmara dos Deputados. Segundo a CNN, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), teria indicado em reunião com líderes partidários que pretende tratar o tema como prioridade já na próxima semana.

De acordo com a reportagem, Motta teria garantido a votação, ao menos, do pedido de urgência do projeto. A expectativa é de que a análise ocorra na sessão de terça-feira (16), caso haja acordo entre as lideranças.

Nos bastidores, deputados avaliam que o presidente da Câmara já se desgastou ao evitar pautar o assunto e enfrenta atritos constantes com a oposição. A ampliação do apoio do Centrão ao texto e divergências dentro do STF, sobretudo do ministro Luiz Fux em relação à trama golpista, têm fortalecido a pressão pela votação.

Apesar de, publicamente, afirmar que não há previsão para o debate, interlocutores dizem que as declarações de Motta buscam apenas reduzir o risco de protestos no Congresso.