Oposição acusa Lula de querer censura após presidente defender regulação das redes sociais
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu com uma postagem nas redes, chamando Lula de “um dos mais entusiasmados em censurar as redes sociais”

Foto: Isac Nóbrega/PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender neste sábado (25) a regulação das plataformas digitais, afirmando que o tema precisa ser discutido com o Congresso Nacional. A fala ocorreu durante um evento no estado do Mato Grosso, ao comentar o caso de um adolescente que teria cometido suicídio após sofrer bullying na internet.
“É preciso que a gente discuta com o Congresso Nacional a responsabilidade da gente regular o uso das empresas nesse país. Não é possível que tudo tem controle, menos as empresas de aplicativos”, disse Lula.
A declaração reacendeu críticas da oposição, que acusa o governo de tentar implementar medidas que comprometeriam a liberdade de expressão nas redes sociais. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu com uma postagem nas redes, chamando Lula de “um dos mais entusiasmados em censurar as redes sociais” e o acusou de ser “ícone da mentira brasileira”.
O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição na Câmara, também criticou a fala do presidente:
“Lula quer calar o povo para que não falem mais sobre os podres do seu desgoverno”, afirmou, citando o episódio dos descontos indevidos em aposentadorias do INSS e alegando que o governo estaria atuando contra a instalação de uma CPI sobre o caso.