POLÍTICA


Oito senadores brasileiros vão aos EUA para tentar barrar tarifaço de Trump; saiba quem

Delegação conta com parlamentares de diferentes legendas, como Jaques Wagner, Marcos Pontes e Tereza Cristina

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

 

Oito senadores brasileiros vão embarcam para os Estados Unidos no fim desta semana em uma ofensiva diplomática que busca barrar o novo pacote tarifário anunciado pelo presidente Donald Trump. A medida, que prevê um aumento de 50% nas tarifas de importação de produtos brasileiros, está prevista para entrar em vigor no dia 1º de agosto, caso não haja recuo por parte da Casa Branca.

À frente da comitiva está o senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, que já havia confirmado a ida nessa quarta-feira (23), durante evento em Salvador. Ele defende uma postura baseada no diálogo e na preservação das relações históricas entre Brasil e Estados Unidos. “Não buscamos confronto, mas uma solução diplomática”, afirmou.

A delegação vai contar com representantes de diferentes partidos, entre eles Marcos Pontes (PL-SP), Carlos Viana (Podemos-MG), Esperidião Amin (PP-SC), Fernando Farias (MDB-AL), Nelsinho Trad (PSD-MS), Rogério Carvalho (PT-SE) e Tereza Cristina (PP-MS).

O movimento ocorre em meio a um ambiente de tensão comercial e política entre Brasília e Washington. A decisão de Trump reacendeu discussões sobre a relação bilateral e provocou críticas internas — entre elas, a do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que classificou a missão como “vazia de legitimidade” por, segundo ele, ignorar denúncias feitas pelo ex-presidente americano sobre a democracia brasileira.