POLÍTICA


‘O que está em jogo é a democracia’, afirma Jerônimo sobre julgamento de Bolsonaro

"Eu espero que a Justiça seja feita e que a gente aprenda com isso", disse o governador da Bahia

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta quarta-feira (3) que o que está em jogo é a democracia no julgamento do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e sete de seus aliados, que acontece na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Eles são acusados de tentativa de golpe de Estado para reverter o resultado das eleições de 2022.

O petista disse ainda que deseja que a justiça seja feita. “O que está em jogo é a democracia. A democracia foi posta em risco. Oito de janeiro foi o culme disso. O que está posto nesse julgamento não é mais um ambiente político, é um ambiente jurídico. Está na mesa da Corte máxima do país. Se fosse coisa sem motivação, não estaria na Corte máxima, estaria em instâncias menores. Se chegou ali é porque há motivações. Os ministros e os juízes sabem disso. Eu espero que a Justiça seja feita e que a gente aprenda com isso. Uma lição muito forte do que está acontecendo é que as nossas instituições não estão mortas”, declarou o governador em coletiva de imprensa durante a entrega da requalificação do Parque do Abaeté, em Salvador.

“A gente vê a Justiça viva e atuando, julgando, eu não entendo isso como sendo perseguição, até porque está tendo direitos de justiça amplo, largo, e eu espero que a gente possa tanto no legislativo ter responsabilidade de acompanhar o que está acontecendo e respeitar o que vier da justiça. Se tiver alguma coisa fora, digamos assim, que recorra, vai ter direito a isso, minha expectativa é que a gente possa fazer justiça com a democracia”, declarou o petista.