POLÍTICA


Novo ministro da Justiça diz que que combate ao crime organizado será elevado a ‘ação de Estado’

A declaração foi feita durante o primeiro pronunciamento do baiano à frente da pasta

Foto: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP

 

O novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, disse nesta quinta-feira (15), que o combate ao crime organizado será elevado a uma “ação de Estado”. A declaração foi feita durante o primeiro pronunciamento do baiano à frente da pasta.

Segundo ele, a iniciativa visa envolver outros segmentos no combate, como é o caso do Ministério Público e do Judiciário.

A expectativa é que ocorra ainda nesta tarde, de forma reservada, a cerimônia de posse. Wellington substitui Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo por questões familiares e pessoais na semana passada.

“Houve uma decisão do presidente da República, compartilhada de todos esses atores, de elevar a ação do Estado em combate ao crime organizado. De maneira que, a relevância que o crime organizado assumiu, neste momento impõe, na percepção do presidente de todos esses atores, a necessidade de uma atuação conjunta de todos os órgãos do Estado”, afirmou.

“De maneira que cada um dos órgãos do Estado, no âmbito das suas competências e atribuições, estarão empenhados em desenvolver uma ação articulada para combater o crime organizado”, prosseguiu o novo ministro.