POLÍTICA


‘Ninguém está acima da lei’, diz Jerônimo sobre condenação de Bolsonaro e aliados pela trama golpista

Ex-presidente foi condenado pelo STF nesta quinta-feira (11) por todos os cinco crimes apresentados pela PGR

Foto: Thuane Maria/GOVBA

 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) usou as redes sociais nesta quinta-feira (11) para comentar sobre a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete réus pelo plano da trama golpista de 2022. O petista classificou a decisão como “um marco na história” e pontuou que “não haverá impunidade para quem atenta contra o Estado Democrático”.

“O STF acaba de formar maioria para condenar o ex-presidente e integrantes de sua cúpula golpista. Generais, ex-ministros e aliados serão responsabilizados pela tentativa de destruir a democracia brasileira.
Essa decisão é um marco na nossa história e reafirma que ninguém está acima da lei. O Brasil mostra ao mundo que as instituições estão vivas e que não haverá impunidade para quem atenta contra o Estado Democrático de Direito”, escreveu o governador nas redes sociais.

O chefe do Executivo baiano também reafirmou que segue comprometido na defesa da Constituição e soberania nacional. “É com democracia, justiça e respeito que continuaremos construindo o futuro do Brasil”, finalizou o petista.

 

Condenação do STF

O julgamento formou maioria e chegou ao placar de 3 a 1 após o voto da ministra Cármen Lúcia, que seguiu o voto do relator, Alexandre de Moraes, e também do ministro Flávio Dino.

Os três defenderam a condenação dos acusados por todos os crimes apresentados em denúncia pela Procuradoria-Geral da República (PGR): golpe de Estado; abolição violenta do Estado Democrático de Direito; organização criminosa; dano qualificado contra patrimônio da União; e deterioração de patrimônio tombado.