POLÍTICA


Governador diz que somente laudo confirmará suspeita de morte por metanol em Feira

Homem de 56 anos deu entrada em UPA na madrugada desta sexta-feira (3)

Foto: Eduardo Costa/MundoBA

 

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), afirmou na manhã desta quinta-feira (3) que somente o resultado de exames laboratoriais poderá confirmar se a morte de um morador de Feira de Santana foi causada por ingestão de metanol em bebida alcoólica. O homem, de 56 anos, deu entrada numa UPA  (Unidade de Pronto Atendimento) durante a madrugada. 

A previsão é que o laudo para confirmar ou descartar a suspeita de intoxicação fique pronto em sete dias.

“Não tem confirmação ainda. É ato regular você registrar a suspeita, mas tanto o IML, acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, pela Secretaria [de Saúde] do Estado, não tem confirmação. Estamos aguardando o resultado dos exames para, se tiver realmente confirmado, tomar as providências”, declarou Jerônimo durante um evento no CAB (Centro Administrativo da Bahia).

O governador disse que as esquipes de vigilância estaduais atuarão com transparência diante do caso ou de novas suspeitas. “Nós não guardaremos nada, sempre somos muito transparentes, principalmente quando se trata de um tema como este, de morte. Não tem confirmação ainda, estamos aguardando o laudo.”

Segundo o comunicado das pastas estadual e municipal de Saúde, o paciente deu entrada na UPA da Queimadinha durante a madrugada. Amostras biológicas serão coletadas e encaminhadas para análise laboratorial. 

O caso será acompanhado pelas equipes de vigilância do Estado e do município, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública do Estado, numa estratégia de integração das ações de monitoramento e investigação.

Como medida preventiva, a Sesab já havia emitido orientação às unidades de saúde da rede privada e às portas de urgência e emergência da rede pública para que estejam atentas a possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação por metanol e que quaisquer notificações sejam imediatamente comunicadas. A medida foi adotada para que haja rápida resposta na apuração de casos suspeitos.