POLÍTICA


MPF arquiva investigação contra vereador do PL por ataque a Lula

Político de Caucaia publicou um vídeo nas redes sociais 'com afirmações falsas' contra o presidente da República e o irmão dele

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O Ministério Público Federal (MPF) arquivou recentemente uma investigação contra um vereador do PL no Ceará que propagou fake news contra Lula e o irmão dele Frei Chico sobre o escândalo de corrupção no INSS. A informação é da coluna Radar, da revista Veja.

Segundo o órgão, o vereador de Caucaia publicou um vídeo nas redes sociais “com afirmações falsas” contra o presidente da República e o irmão dele.

“No caso, o representado teria afirmado que o presidente e seu irmão ‘roubaram’ 6,3 bilhões de reais em fraude contra o INSS, ocorrida de 2019 a 2023, por meio de cobranças indevidas aos aposentados”, diz o MPF.

A investigação apurava possível prática de crimes de difamação e injúria, mas foi ao arquivo por se tratar de uma questão de competência do Ministério da Justiça.

“O caso cuida de suposto crime de ação penal pública condicionada, no caso, à requisição do Ministro da Justiça, que não consta dos autos”, diz o parecer do MPF.