POLÍTICA


Moro chama Lula de hipócrita por vetar aumento de deputados e manter 39 ministérios

Senador diz que controle de despesas não é prioridade da gestão do petista

Foto: Fabio Rodrigues Poozzebom/Agência Brasil

 

O senador Sergio Moro (UB) chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de hipócrita, nesta quinta-feira (17), por vetar o projeto de lei que aumentava de 513 para 531 o número de deputados federais, ao mesmo tempo que mantém 39 ministérios em seu governo.

A declaração foi feita na rede social X, apesar do senador ter sido um dos parlamentares que votaram contra o projeto durante a tramitação.

“Lula veta o aumento do número de deputados federais, enquanto mantém, com hipocrisia, 39 ministérios, vários inúteis, em seu governo. Tente enganar o povo pois sabemos que o controle de despesas não é pauta deste governo. Ps.: votei contra o aumento do número de deputados”, escreveu Moro.

 

A decisão de Lula foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta (17). Na justificativa, o governo afirmou que o projeto de lei “revela-se inconstitucional e contraria o interesse público”.

Ele citou trechos da Constituição Federal, da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2025 para embasar a decisão de vetar integralmente o projeto que aumentava o número de deputados.

“Ao prever a ampliação do número de parlamentares, a medida acarreta aumento de despesas obrigatórias, sem a devida estimativa de impacto orçamentário, identificação da fonte de custeio ou medidas de compensação, onerando não apenas a União, mas também os demais entes federativos”, argumenta Lula no texto do veto.

O veto de Lula agora volta para análise do Congresso, que decidirá manter ou derrubar.