POLÍTICA


Metade dos deputados da Bahia que votaram contra MP do IOF é do União Brasil

Seis dos 12 parlamentares do estado que derrubaram a proposta são correligionários de Bruno Reis

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

 

O União Brasil é o partido com mais deputados da Bahia que votaram contra a medida provisória que buscava alternativas ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Dos 12 parlamentares do estado que derrubaram a proposta, seis são da mesma legenda do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil). Foram eles Arthur Maia, Dal Barreto, Elmar Nascimento, José Rocha, Leur Lomanto e Paulo Azi.

Os outros seis parlamentares que votaram contra a MP 1303 foram Alex Santana (Republicanos), Adolfo Viana (PSDB), Capitão Alden (PL), Claudio Cajado (PP), Rogéria Santos (Republicanos) e Marcio Marinho (Republicanos).

O plenário da Câmara dos Deputados decidiu retirar de pauta a MP nesta quarta-feira (8). A decisão ocorreu após uma votação com 251 votos favoráveis e 193 contrários. A MP era considerada estratégica pela equipe econômica do governo, que estimava arrecadar cerca de R$ 17 bilhões em 2026, ano de eleições gerais. O texto previa mudanças na tributação de investimentos, fintechs e compensações tributárias.