POLÍTICA


Marcos do Val avisou ao Senado sobre saída do Brasil no início de julho

Comunicado sobre a ausência foi enviado no dia 7 e publicado no Diário Oficial

Foto: Andressa Anholete/Agência Senado

 

O senador Marcos do Val (Podemos) comunicou ao Senado Federal que deixaria o país entre os dias 23 de julho e 8 de agosto, duas semanas antes de embarcar para os Estados Unidos. O aviso, feito por meio de ofício enviado em 7 de julho, foi publicado no Diário Oficial do Senado no dia seguinte.

A comunicação de ausência do país é prevista pelo Regimento Interno da Casa e não exige autorização da presidência. Cabe ao presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (UB), apenas encaminhar o aviso para publicação.

A viagem aconteceu apesar de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter determinado, ainda em 2024, a apreensão dos passaportes do parlamentar. Em agosto do ano passado, a Polícia Federal foi a um endereço ligado a do Val, em Vitória (ES), para recolher os documentos, mas não os localizou.

Mesmo com a restrição, o senador viajou com a família e afirmou que utilizou passaporte diplomático. Ele também declarou que comunicou a viagem tanto à Polícia Federal quanto ao STF.

Neste ano, a Primeira Turma do Supremo rejeitou um recurso apresentado pelo parlamentar e manteve o bloqueio e a ordem de entrega dos passaportes. Após a viagem, o ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de contas bancárias, cartões e chaves Pix do senador.