POLÍTICA


Maior força política do país, federação PP-União Brasil não preocupa para 2026, diz Jerônimo

Governador afirmou que suas atenções estão voltadas para movimentações com partidos aliados

Foto: Eduardo Costa/MundoBA

 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou nesta segunda-feira (25) não estar preocupado com possíveis reflexos eleitorais da superfederação formada por PP e União Brasil, homologada na semana passada. A aliança terá a maior fatia dos fundos partidário e eleitoral e o maior tempo de propaganda eleitoral na TV e rádio, com potencial de influenciar diretamente a corrida eleitoral de 2026.

Um dos articuladores do arranjo, o ex-prefeito ACM Neto será o principal adversário do petista na disputa pelo governo da Bahia.

“A preocupação minha é com a minha aliança. Eu estou preocupado com a minha federação [PT, PCdoB e PV]. As minhas federações e os meus partidos é [sic] quem eu posso dar atenção”, disse Jerônimo, durante uma agenda na Feira de São Joaquim, em Salvador.

“É claro que nós estamos fazendo agora um movimento preocupado com o governo federal. Não adianta a gente fazer aqui o arrumadinho, as coisas decentes, se a gente não olhar para o governo federal. Pode saber que o time da gente todinho está preocupado com as eleições para o Brasil”, acrescentou o governador.

Selada com o discurso de oposição, a federação União Progressista já nasce com quatro ministérios no governo Lula (PT).

Durante o evento que a oficializou, em Brasília, ACM Neto disse defender que aliados das duas siglas deixem a gestão petista. “Se queremos que nosso lado seja o lado do povo brasileiro, temos que ter a consciência que o nosso lado é o lado contra o PT, o lado contra o governo que aí está”, declarou.