POLÍTICA


Lula transforma combate à violência contra a mulher em ‘causa nacional’ e cobra ações dos ministros

Presidente orienta que todos os auxiliares incluam pautas sobre feminicídio e violência doméstica em discursos e políticas, mesmo aqueles que estão de saída do governo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou nesta quarta-feira (17)que os ministros incluam o combate à violência contra a mulher em suas pautas e discursos, com o objetivo de transformar o tema em uma “causa nacional”. Durante reunião ministerial na Granja do Torto, Lula enfatizou que a responsabilidade de combater o feminicídio é, sobretudo, dos homens, e que isso se tornou sua “nova causa” aos 80 anos.

“Eu queria que a partir dessa reunião, esse meu governo, mesmo aqueles que já estão preparando a saída para disputar as eleições, eu não quero nem olhar para a cara de quantos estão aqui. Enquanto vocês estiverem no governo, vocês agora vão ter que colocar a questão do feminicídio na pauta de vocês. Para que a gente transforme isso em uma causa nacional”, afirmou o presidente.

A iniciativa reforça ações já discutidas com órgãos do poder público, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), e marca um esforço do governo para ampliar a atenção e os mecanismos de combate à violência de gênero no país.