POLÍTICA


Lula segura ingresso de Boulos no governo e analisa relação com o Congresso

Petistas dizem que ida do deputado federal para o governo é irreversível

 

Foto: Ricardo Stuckert/ PR

 

As chances de o deputado Guilherme Boulos (PSOL) passar a integrar o primeiro escalão do governo Lula são cada vez maiores, mas o petista aguarda o momento certo para destravar a indicação. A informação é da coluna Radar, da revista Veja.

Petistas ouvidos pela publicação avaliam que a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está praticamente tomada e destacam que a indefinição nada tem a ver com uma eventual resistência de Márcio Macêdo de deixar a Secretaria-Geral da Presidência, pasta que deve alojar o psolista.

Segundo a coluna, há um cuidado de se procurar um lugar para Macêdo, mas o atraso tem outras motivações, segundo fontes. A demora reflete mais uma preocupação de Lula com as reações dentro do Congresso. Ele espera ataques da oposição, mas teme que a insatisfação de partidos da base com o Planalto endossem as críticas à escalação de Boulos.

Além disso, o clima entre governo e Legislativo não está dos melhores, principalmente após o decreto do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O ideal, então, é tirar a indicação do papel apenas quando o ambiente político estiver mais ameno.