POLÍTICA


Lula se descola de Bolsonaro, Michelle e Ratinho e empata com Tarcísio em cenário de 2026, diz Quaest

Pesquisa feita após crise do tarifaço mantém empate técnico entre petista e governador de SP

Foto: Ricardo Stuckert e Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) lidera diante de todos os concorrentes e mantém um empate técnico somente com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em simulações de segundo turno da eleição de 2026. É o que aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (17). Segundo o levantamento, o petista soma 41% das intenções de voto, contra 37% de Tarcísio.

O empate entre eles se dá no limite máximo da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Nos cenários estimulados, Lula voltou a abrir alguma vantagem em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e aos governadores do Paraná, Ratinho Junior (PSD), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD).

Na rodada anterior, realizada no fim de maio, todos eles apareciam embolados em um empate técnico.

Agora, após a crise do tarifaço e a campanha de justiça tributária do governo federal, Lula ganhou um respiro, que se refletiu ainda na sua avaliação —houve uma oscilação favorável, com o índice negativo variando de 43% para 40%.

Na competição com Tarcísio, que acabou fustigado pelo tarifaço ao compor com o bolsonarismo e em seguida defender soluções diplomáticas, Lula marca os mesmos 41% da pesquisa anterior, mas o governador, que tinha 40%, agora aparece com 37%. Em março, eles marcaram 43% a 37%.

A Genial/Quaest entrevistou 2.004 pessoas em 120 municípios, de quinta-feira (10) até segunda-feira (14). O nível de confiança é de 95%. O levantamento da Quaest é financiado pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.

O levantamento foi realizado após Donald Trump anunciar uma sobretaxa de 50% a produtos importados. A medida tem sido usada pelo governo e pelo PT para intensificar o discurso da defesa da soberania.