POLÍTICA


Lula responde a interesse dos EUA em lítio e nióbio: ‘Aqui ninguém põe a mão’

Fala ocorreu após encarregado de negócios da embaixada dos EUA se reunir com Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) para tratar de acordos de fornecimento desses recursos

Foto: Roberta Aline / MDS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o interesse declarado dos Estados Unidos nos minerais estratégicos brasileiros e afirmou que as riquezas naturais do país estão sob proteção nacional.

Em discurso durante cerimônia na cidade de Minas Novas (MG), na quinta-feira (24), o petista falou sobre a importância de proteger recursos como petróleo, ouro, lítio e nióbio, ao rebater movimentos recentes da diplomacia americana. A fala ocorre após o encarregado de negócios da embaixada dos EUA, Gabriel Escobar, se reunir com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) para tratar de acordos de fornecimento desses recursos.

“Temos todo o nosso petróleo para proteger. Temos todo o nosso ouro para proteger. Temos todos os minerais ricos que vocês querem para proteger. E aqui ninguém põe a mão. Este país é do povo brasileiro”, declarou, em referência ao governo de Donald Trump.

Segundo o presidente do órgão, Raul Jungmann, os diplomatas americanos demonstraram insistência no tema, mas foram informados de que qualquer negociação deve ser feita com o governo federal, já que os recursos minerais pertencem à União, conforme a Constituição. “O assunto é pauta exclusiva do governo Lula. Não pode ser tratado diretamente com o setor privado ou Congresso americano”, disse Jungmann.

O que são minerais estratégicos?

Minerais críticos e estratégicos, como lítio, nióbio e terras raras, são essenciais para setores de alta tecnologia e para a transição energética. Eles são utilizados em chips, baterias, veículos elétricos, turbinas eólicas e outros produtos de ponta.