POLÍTICA


Lula recebe garantia do Republicanos de que Tarcísio não concorrerá à Presidência em 2026

Em reunião, deputado federal e presidente do partido, Marcos Pereira, disse que meta de Tarcísio é se reeleger governador de São Paulo

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a garantia de que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não pretende disputar a Presidência da República em 2026.

A sinalização foi feita pelo presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), durante almoço com Lula, na terça-feira (19). Também participaram do encontro o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB); o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; e o líder do Republicanos na Câmara, Gilberto Abramo (MG). Segundo Pereira, a meta de Tarcísio seria buscar a reeleição ao Governo de São Paulo.

De acordo com o jornal O Globo, participantes do encontro relataram que Lula chegou a afirmar ter convicção de que Tarcísio seria candidato ao Planalto no próximo pleito e que, diante da inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente não teria alternativa a não ser apoiá-lo. Foi nesse momento que o dirigente do Republicanos rebateu a avaliação.