POLÍTICA


Lula reage a Trump: ‘Não é um gringo que vai dar ordem’

Presidente critica tarifa dos EUA, defende soberania brasileira e promete taxar big techs

Fotomontagem: Valter Campanato/Agência Brasil e Shealah Craighead/White House

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu o tom contra Donald Trump nesta quinta-feira (17), durante discurso no 60º Congresso da UNE, em Goiânia. Em resposta às tarifas de 50% impostas pelos EUA aos produtos brasileiros, Lula declarou: “Não é um gringo que vai dar ordem a esse presidente da República”.

Lula ainda afirmou que enviou uma carta ao governo americano para abrir negociação sobre o chamado “tarifaço”, mas não teve retorno. “A resposta que nós recebemos foi a matéria publicada no jornal, no Zap dele, no portal dele. Ele não se dignou nem sequer a mandar uma carta”, criticou.

O presidente também anunciou que o Brasil vai taxar as big techs americanas, defendendo a regulação das plataformas digitais. “Nós não aceitamos, em nome da liberdade de expressão, você ficar utilizando [as redes] para fazer agressão, mentira e prejudicar”, afirmou.

Trump, por sua vez, justificou as tarifas dizendo que está cobrando do Brasil “porque pode” e que a medida visa fortalecer a indústria americana. Lula rebateu: “Negocio melhor que ele. Eu sei quem manda nesse país: o povo brasileiro.”