POLÍTICA


Lula prega conciliação com Congresso e diz que será reeleito em 2026

Declaração ocorre em meio a embates com o Legislativo após derrubada de decretos do IOF

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula (PT) fez um aceno ao Congresso Nacional no início da tarde desta sexta-feira (4) ao discursar durante evento da Petrobras, no Rio de Janeiro. “Se tudo tiver como eu estou pensando, esse país vai ter pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes”, disse, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

“Sou muito agradecido com a relação que tenho com o Congresso. Até agora, eles aprovaram 90% das coisas que mandamos. No governo de ninguém se aprovou tanta coisa. Sou grato ao Congresso. Quando tem uma divergência é bom. Porque a gente senta na mesa, vai conversar e resolve, em uma mesa de negociação”, afirmou ele.

A declaração ocorreu em meio a embates com o Congresso. Mais cedo, o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou a suspensão dos decretos do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

A medida suspende tanto as normas editadas pelo presidente Lula, quanto o decreto legislativo aprovado pelo Congresso.

Moraes também designou a realização de uma audiência de conciliação no próximo dia 15, às 15h, na sala de audiências do tribunal com os envolvidos no caso. O encontro tem o objetivo de buscar uma saída negociada para a crise envolvendo a elevação das alíquotas do IOF.