POLÍTICA


Lula lidera todos cenário de 1º e 2º turno e abre vantagem de 26 pontos contra Flávio Bolsonaro, diz pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 15 de dezembro e ouviu 18.154 pessoas em todo o território nacional

Foto: Ricardo Stuckert/PR e Waldemir Barreto/Agência Senado

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria em todos os cenários de primeiro e segundo turno na disputa pela Presidências na eleição do próximo ano, de acordo com a LatAm Pulse, pesquisa conduzida pela AtlasIntel para a Bloomberg, divulgada nesta quinta-feira (18).

O petista aparece muito à frente de potenciais adversários, principalmente do senador Flávio Bolsonaro (PL), que foi escolhido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para representá-lo no pleito.

Se a eleição fosse hoje, Lula teria 48% dos votos, mais de 26 pontos à frente de Flávio, que marca 21,3%. Na sequência aparece o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 15%.

Lula tem uma vantagem de 53% a 41% sobre Flávio em uma eventual disputa de segundo turno. Já a margem de vitória de Lula sobre o favorito da oposição, Tarcísio de Freitas, seria de apenas quatro pontos percentuais em eventual segundo turno.

O instituto também perguntou aos eleitores se consideram correta a escolha de Flávio Bolsonaro como candidato do campo bolsonarista à Presidência da República. Entre os entrevistados, 75,2% disseram concordar com a decisão, enquanto 17,1% afirmaram discordar. Outros 7,6% responderam que não souberam opinar.

A pesquisa ainda apurou quem deveria compor a chapa como vice de Flávio Bolsonaro em 2026. Tarcísio de Freitas aparece como o nome mais citado, com 25,8%, seguido por Michelle Bolsonaro, com 23%. Na sequência, surgem Romeu Zema e Ronaldo Caiado, ambos com 9,6%, Ratinho Júnior, com 8,6%, e Cláudio Castro (PL), com 8,1%.

Outro cenário testado pelo instituto considera a ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa e a candidatura do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, pelo PT. Nesse contexto, Haddad lidera com 43,9% das intenções de voto, à frente de Tarcísio de Freitas, que registra 28,5%. Ronaldo Caiado aparece com 6,1%, enquanto Ratinho Júnior soma 4,1%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 15 de dezembro e ouviu 18.154 pessoas em todo o território nacional, com margem de erro de 1 ponto porcentual para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.