POLÍTICA


Lula indicará Messias ao STF antes de viagem à Ásia nesta terça

Nome será enviado ao Congresso Nacional pela manhã, antes do embarque do presidente

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O presidente Lula (PT) deve indicar nesta terça-feira (21) o advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga deixada pelo ministro aposentado Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo apuração da coluna de Raquel Landim, do portal UOL, o nome será enviado ao Congresso Nacional pela manhã, antes de Lula embarcar para uma viagem oficial à Ásia.

Messias é um aliado de confiança do presidente e um quadro histórico do PT. Conhecido nos bastidores como “Bessias”, ele foi assessor jurídico da Presidência no primeiro mandato de Dilma Rousseff e ganhou destaque durante a Operação Lava Jato.

Evangélico, o advogado tem sido apontado por Lula como interlocutor do governo com o segmento religioso, ampliando sua influência política dentro da Esplanada.

A escolha de Messias será a terceira indicação de Lula ao STF neste mandato — as anteriores foram Cristiano Zanin e Flávio Dino.

O presidente resistiu à pressão de setores da sociedade que defendiam a nomeação de uma mulher para o tribunal. Desde a aposentadoria de Rosa Weber, apenas Cármen Lúcia representa o público feminino na Corte.

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também era cotado para a vaga, com o apoio do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Lula, no entanto, deve apoiar Pacheco em uma futura candidatura ao governo de Minas Gerais.