POLÍTICA


Lula exonera três ministros para reforçar base de apoio e garantir aprovação da MP do IOF

Deixaram temporariamente os cargos André Fufuca, Celso Sabino e Silvio Costa Filho

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou, na noite desta quarta-feira (8), três ministros de partidos do centrão para reforçar a base de apoio na votação da Medida Provisória que altera a cobrança do IOF. A informação é do blog Teo Cury, da CNN.

Deixaram temporariamente os cargos André Fufuca (PP), do Esporte, Celso Sabino (União Brasil), do Turismo, e Silvio Costa Filho (Republicanos), titular de Portos e Aeroportos. Todos devem retornar às suas pastas após a votação.

O relator da MP, deputado Carlos Zarattini (PT), afirmou à CNN que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teria ligado para parlamentares pedindo votos contrários à proposta. Segundo ele, a movimentação também contou com o envolvimento dos presidentes nacionais de partidos, Ciro Nogueira (PP) e Antonio Rueda (União Brasil).

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT), declarou que o Planalto tem um “arsenal” de medidas em caso de derrota no Legislativo. Uma das possibilidades em análise seria o contingenciamento de R$ 7 bilhões a R$ 10 bilhões em emendas parlamentares.