POLÍTICA


Lula elogia Operação Freedom realizada na Bahia: ‘A atuação conjunta das forças de segurança é o caminho’

Ação policial prendeu 38 suspeitos ligados a facção do Rio de Janeiro e contou com apoio da FICCO e do governo federal

Foto: Divulgação

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais nesta terça-feira (4) para elogiar a realização da Operação Freedom, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia para desarticular o núcleo armado e financeiro de uma facção criminosa oriunda do Rio de Janeiro que atua no estado.

Por meio de uma publicação n X (antigo Twitter), Lula afirmou que “a atuação conjunta das forças de segurança é o caminho para estrangular o crime organizado e proteger a população”.

A operação resultou na prisão de 38 suspeitos com mandados judiciais, sendo cinco deles também autuados em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. As ações ocorreram de forma simultânea na Bahia e no Ceará, com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), que reúne a Polícia Federal e as Polícias Civil, Militar e Penal da Bahia, além da Secretaria Nacional de Políticas Penais e da Secretaria da Segurança Pública do estado.

Em Salvador, 35 prisões foram realizadas nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca. Outros três suspeitos foram detidos em Aratuípe (BA) e Eusébio (CE). Um dos investigados morreu após reagir à abordagem policial no bairro do Uruguai.

Os alvos são investigados por assassinatos, tráfico de drogas e outros crimes violentos. Segundo a Polícia Civil, os resultados da operação vão contribuir para a elucidação de cerca de 30 homicídios ocorridos na capital baiana.