POLÍTICA


Lula e Trump podem voltar a se reunir ainda este ano, diz presidente da ApexBrasil

Segundo Jorge Viana, reuniões dos grupos de trabalho entre Brasil e Estados Unidos devem começar em até dez dias

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

As reuniões dos grupos de trabalho entre Brasil e Estados Unidos devem começar em até dez dias, afirmou Jorge Viana, presidente da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em entrevista ao UOL News, do portal UOL.

Segundo Viana, o avanço ocorre por orientação política dos presidentes Lula e Donald Trump, com foco em destravar tarifas sobre produtos brasileiros e discutir temas estratégicos, como minerais críticos e cadeias produtivas.

“Eu posso afirmar que sim, [a série de reuniões] deverá ocorrer nos próximos dez dias, encontros já de trabalho, obedecendo a uma orientação política dos dois presidentes”, disse Viana. “O presidente Trump e o presidente Lula decidiram que vão construir um acordo. Claro que nas sanções apresentadas pelos Estados Unidos há questões que não dá para aceitar, que ferem a soberania do Brasil. O presidente Lula falou: nenhum tema é proibido.”

O presidente da ApexBrasil demonstrou otimismo quanto ao ambiente político e destacou a possibilidade de um novo encontro entre Lula e Trump ainda neste ano.

“Eu estou bastante otimista, porque os que apostaram que o presidente Trump trataria mal o Brasil se enganaram. O presidente Lula deixou claro que há uma boa relação entre os dois, e muito provavelmente teremos um novo encontro entre eles em breve, que também dará consequência ao grupo de trabalho formado”, afirmou.

Viana disse ainda que o objetivo do governo brasileiro é buscar um acordo equilibrado, mesmo diante das tarifas consideradas excessivas sobre exportações nacionais para os EUA.