POLÍTICA


Lula e premiê da Croácia defendem avanço do acordo Mercosul-União Europeia

Em encontro na Índia, presidente brasileiro e Andrej Plenković ressaltaram a importância estratégica do tratado entre Mercosul e União Europeia e discutiram temas de paz e segurança internacional

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenkovic, nesta quinta-feira (19), na Índia.

Um dos assuntos debatidos sobre entre os dois foi um acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Os líderes concordaram sobre à importância do acordo e a expectativa de que ele possa entrar em vigor em breve. Também concordaram quanto à relevância do acordo no momento geopolítico que o mundo vive.

“Os dois líderes destacaram a importância da assinatura do Acordo Mercosul-União Europeia e sua expectativa de que o instrumento possa entrar em vigor com a brevidade possível. Ambos concordaram com a importância estratégica do Acordo no atual momento de recrudescimento do unilateralismo e do protecionismo comercial”, afirmou a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) em nota divulgada na manhã desta quinta.

A Secom informou que Lula e Plenkovic também dialogaram sobre “temas relacionados à paz e à segurança”.

“O presidente Lula lamentou os elevados gastos com armamentos no mundo todo e defendeu a necessidade de fortalecimento do multilateralismo e das Nações Unidas”, disse em nota.