POLÍTICA


Lula diz que será candidato e não vai entregar país a ‘bando de maluco’

Durante visita à Transnordestina, presidente reforçou plano de disputar reeleição em 2026 e criticou adversários

Foto: Reprodução/Band

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou nesta sexta-feira (18) que deve disputar a reeleição em 2026, caso esteja com boa saúde. A declaração foi feita durante visita às obras da ferrovia Transnordestina, no Ceará. Em seu discurso, Lula atacou opositores, sem citar nomes, e afirmou que não permitirá a volta de quem, segundo ele, “quase destruiu o país”.

“Pode ter certeza que serei candidato para ganhar as eleições desse país. Porque eu não vou entregar esse país de volta para aquele bando de maluco que quase destrói esse país nos últimos anos”, afirmou o presidente. “Eles não voltarão, não é porque Lula não quer, é porque vocês não vão deixar eles voltarem”, completou.

Lula também falou diretamente sobre a disputa eleitoral de 2026. Disse que o cenário tem “muito candidato na praça” e que sua decisão final será tomada no próximo ano, mas deixou claro que pretende seguir no páreo. “Eu vou fazer 80 anos, e se eu tiver com a saúde que estou hoje, com a disposição que estou hoje, podem ter certeza que serei candidato outra vez”, afirmou.