POLÍTICA


Lula diz que convencerá Trump sobre gravidade da questão climática

Presidente dos Estados Unidos não enviou representantes para a COP30, em Belém

Imagem: Reprodução/Redes sociais

 

Lula (PT) disse em seu discurso na COP30, em Belém, que diz estar otimista de que Trump poderá se conscientizar sobre a importância de lidar com os problemas ambientais que o mundo vive.

“Um dia haverei de convencer o presidente dos EUA de que a questão climática é séria e de que o desenvolvimento verde é necessário”, afirmou Lula após participar de negociações na conferência, nesta quarta-feira (19).

O Brasil realiza a Conferência das Nações Unidas para Mudanças do Clima (COP30), evento em que os países discutem medidas para limitar o aquecimento da terra produzido, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis. O aquecimento do planeta produz desastres climáticos e compromete a segurança dos povos em todo o mundo.

Trump não compareceu à COP30 nem enviou representantes. O presidente americano retirou os Estados Unidos do Acordo de Paris, iniciativa que tem como objetivo conter o aquecimento a, no máximo, 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais. Trump também tem afrouxado leis ambientais em seu país e promete expandir a exploração dos combustíveis fósseis, sem qualquer limite.