POLÍTICA


Lula disse em Cúpula do Clima que vai ampliar proteção da Amazônia Azul

Região compreende área da superfície do mar até subsolo marinho na extensão atlântica do território brasileiro

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

 

O presidente Lula (PT) disse nesta quinta-feira (6) que o governo vai ampliar a cobertura das áreas marinhas protegidas no país, incluindo a Amazônia Azul. A fala ocorreu durante a abertura da primeira sessão temática da Cúpula do Clima, em Belém, chamada de “Florestas e Oceanos”.

“Vamos ampliar de 26% para 30% a cobertura de nossas áreas marinhas protegidas, cumprindo a meta do Marco Global de Biodiversidade. Antes de explorar recursos minerais, realizaremos estudos para medir os impactos ambientais e criaremos unidades de conservação”, disse o presidente.

A região conhecida como Amazônia Azul compreende a superfície do mar, águas sobrejacentes ao leito do mar, além de solo e subsolo marinhos contidos na extensão atlântica que se projeta a partir do litoral até o limite exterior da Plataforma Continental brasileira.

O evento reúne chefes de Estado e representantes de governos em uma programação que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que começa na segunda-feira (10).