POLÍTICA


Lula condiciona candidatura em 2026 ao estado de saúde: ‘Se eu tiver como estou, serei candidato’

Presidente destacou que o PT terá outros nomes caso ele não concorra à reeleição

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (29), que para ser candidato à reeleição em 2026, precisa estar bem de saúde. Segundo o petista, se ele estiver como está atualmente, não tem dúvidas de que será candidato.

“Eu, para ser candidato à reeleição, tenho que estar 100% com saúde. Tenho que estar com minha cabeça muito boa, fisicamente bem. Se eu tiver como estou agora, não terei dúvida que serei candidato”, afirmou o chefe do Executivo em entrevista à rádio Itatiaia.

Lula pontuou ainda que, caso não entre na disputa pelo Planalto, “não faltam candidatos” para substitui-lo. O presidente, porém, não adiantou quais seriam os nomes.

“Têm vários nomes dentro e fora do PT. O que não vai faltar são nomes. Agora, o precisamos ter certeza é que será uma eleição difícil e que não podemos perder. Se eu for candidato, pode ter certeza que é para ganhar as eleições”, ressaltou o presidente.

Sem citar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula declarou ainda que não há “condições de devolver esse país ao fascismo que o governo nos últimos anos”.