POLÍTICA


Lula barra ida de ministros a desfile de Carnaval em sua homenagem no RJ

Sem cargo no governo, Janja deverá ser destaque em carro da Acadêmicos de Niterói

Tiago Martins, Carnavalesco da escola, Lula e Wallace Palhares, presidente da Acadêmicos de Niterói – Foto:Reprodução/Instagram/@tiago.martins

 

O presidente Lula (PT) determinou que ministros e auxiliares não participem do desfile de Carnaval em sua homenagem, neste domingo (15), no Sambódromo do Rio de Janeiro, informa reportagem do jornal Folha de S. Paulo. Segundo a publicação, integrantes do governo deverão arcar com custos de passagem e hospedagem caso queiram assistir à apresentação da escola de samba Acadêmicos de Niterói.

A orientação do governo para evitar participação no desfile não se aplica à primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, que será destaque no último carro alegórico da escola, seguido pela ala Amigos de Lula. Ela não ocupa cargo no governo.

A ministros, no entanto, foi vedada a marcação de agendas oficiais que coincidam artificialmente com o Carnaval do Rio. A recomendação foi repassada nesta quinta-feira (12), após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral  rejeitar pedidos de representação por propaganda eleitoral antecipada, mas alertar para possíveis ilegalidades no evento.

A presidente da corte, Cármen Lúcia, afirmou que o Carnaval não pode servir de “fresta” para crimes eleitorais e que há “risco muito concreto, plausível” de ocorrência de ilícitos, que poderão ser analisados pela Justiça Eleitoral. “Não parece ser cenário de areias claras de praia, mas de areia movediça. Quem entra, entra sabendo que pode afundar”, disse.

Por sugestão do Planalto, o PT deve estender a recomendação a ocupantes de cargos eletivos. A presença de ministros no desfile foi discutida em reuniões no Palácio do Planalto, e a avaliação é que, embora não haja impedimento legal para o evento, é preciso evitar questionamentos futuros.