POLÍTICA


Lula afirma que traficantes são ‘vítimas’, e oposição reage: ‘Defende quem destrói famílias’

Declaração foi feita enquanto o presidente criticava a política antidrogas dos EUA

Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (24) que os traficantes de drogas são “vítimas” dos usuários.

“Toda vez que a gente fala de combater as drogas, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também. Você tem uma troca de gente que vende porque tem gente que compra, de gente que compra porque tem gente que vende”, disse Lula em Jacarta, na Indonésia.

A fala do presidente veio durante uma crítica à política adotada pelo governo dos Estados Unidos, que combate os cartéis do narcotráfico na América Latina com o uso de força militar.

A declaração de Lula caiu como uma bomba em Brasília. Líderes da posição vieram a público manifestar repúdio à fala do presidente.

“É inacreditável. O homem que governa o país defende quem destrói famílias, quem enche os cemitérios e quem espalha violência nas ruas. Para ele, o bandido é vítima e o cidadão de bem é o culpado”, disse Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara dos Deputados.

Outro que criticou o discurso de Lula foi o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que ironizou dizendo que “daqui a pouco o PCC vira ONG”.