POLÍTICA


Lula afirma que países do Brics sofrem com práticas ilegais e chantagem tarifária

Durante reunião virtual com líderes do Brics, Lula criticou o protecionismo internacional e destacou comércio entre os países como alternativa segura diante da instabilidade global

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (8), durante reunião virtual com líderes do Brics, que os países do bloco são “vítimas” de práticas comerciais ilegais e “chantagem tarifária”.

O discurso do petista foi divulgado pelo Palácio do Planalto.

“Nossos países se tornaram vítimas de práticas comerciais injustificadas e ilegais. A chantagem tarifária está sendo normalizada como instrumento para conquista de mercados e para interferir em questões domésticas”, disse Lula.

O encontro foi comandado pelo presidente brasileiro. De acordo com o Planalto, participaram da cúpula virtual governantes de China, Egito, Indonésia, Irã, Rússia e África do Sul.

Ainda durante a reunião, Lula afirmou que o comércio e a integração financeira entre os países do Brics “oferecem opção segura para mitigar os efeitos do protecionismo”. Para ele, o cenário internacional está em “crescente instabilidade”, passados dois meses da cúpula que o Brics realizou no Rio de Janeiro.

Nesse período, os Estados Unidos aplicaram uma taxa de 50% para entrada de produtos brasileiros no país.