POLÍTICA


Lula admite erro ao anunciar candidatura na Indonésia: ‘Foi um lapso, não tenho voto lá’

Durante coletiva na Malásia, presidente afirmou que declaração sobre disputar as eleições de 2026 deveria ter sido feita no Brasil

Foto: Ricardo Stuckert/ Presidência da República

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu, na noite deste domingo (26), durante coletiva de imprensa em Kuala Lumpur, na Malásia, que cometeu um erro ao afirmar, na Indonésia, que será candidato à Presidência do Brasil em 2026. Segundo ele, a declaração foi um “lapso” e deveria ter ocorrido em território brasileiro.

“Na verdade, eu não deveria ter falado na Indonésia que eu era candidato, eu tenho que falar no Brasil. Possivelmente, foi um lapso da minha parte, não tenho voto lá. Foi um erro”, disse Lula, ao ser questionado sobre a mudança de discurso em relação às eleições.

Até então, o presidente vinha condicionando uma eventual candidatura à sua saúde e disposição. A fala mais assertiva ocorreu durante visita à Indonésia, quando Lula afirmou ter “a mesma energia de quando tinha 30 anos” e declarou que vai disputar um quarto mandato.

O petista está em viagem pela Ásia e participou, na Malásia, da Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). Após se reunir com o presidente norte-americano, Donald Trump, Lula destacou que “se depender do Trump e de mim, vai ter acordo”.