POLÍTICA


Lídice destaca ‘queda histórica’ no desemprego e defende avanços para trabalhadores

“O número de trabalhadores com carteira assinada chegou a 39,1 milhões, o maior volume desde 2012”

Foto: Chico Ferreira/Câmara dos Deputados

 

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou nesta terça-feira (16) que o Brasil “vive um momento histórico com a menor taxa de desemprego já registrada no país” e que, “enquanto parte do Congresso discute uma possível anistia a golpistas”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está empenhado em gerar emprego e renda para a população.

Dados divulgados pelo IBGE apontam que o desemprego atingiu 5,6% no segundo trimestre, queda em relação ao índice de 6,8% registrado no mesmo período do ano passado. Lídice ressaltou que a população ocupada alcança mais de 102 milhões de pessoas, também um recorde. “Além disso, o número de trabalhadores com carteira assinada chegou a 39,1 milhões, o maior volume desde 2012”, diz Lídice.

Para a deputada baiana, os números refletem a retomada da economia e um mercado de trabalho mais ativo, mas ainda é necessário avançar na defesa dos direitos da classe trabalhadora. “A redução do desemprego é um indicador fantástico, mas precisamos avançar na aprovação do fim da escala 6×1, pois há um adoecimento generalizado na classe trabalhadora. Também precisamos combater a pejotização desenfreada das relações de trabalho. Parafraseando o ministro do TST, Carlos Brandão, não dá para chamar um entregador que usa uma bicicleta compartilhada de empreendedor.”

Lídice reforçou ainda a importância das políticas do governo federal para atrair investimentos e consolidar a soberania nacional. “Vamos adiante, ajudando o presidente Lula, que tem, junto com o vice-presidente Alckmin, buscado atrair novos negócios, fechar parcerias estratégicas e garantir o desenvolvimento do Brasil.”