POLÍTICA


Lídice da Mata critica resistência de parlamentares à regulamentação do uso de redes por crianças

Autora de três propostas sobre o tema, Lídice disse que o comportamento de opositores do governo Lula (PT) surpreende

Foto: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) criticou, nesta terça-feira (19), no plenário da Câmara, a postura de parlamentares da extrema-direita contrários à votação de projetos voltados à proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital. Autora de três propostas sobre o tema, a parlamentar afirmou que a resistência surpreende diante da urgência de regulamentar o uso das redes sociais por menores.

“Observo com grande surpresa a veemência com que alguns parlamentares de extrema-direita iniciam a sessão, opondo-se à possibilidade de votarmos uma regulamentação para a proteção da criança nas redes sociais. Parece-me inconcebível que a indignação não alcance seus corações”, disse.

Lídice alertou ainda para os riscos da adultização e da erotização da infância em plataformas digitais, práticas que, segundo ela, favorecem a ação de pedófilos, expõem vítimas de violência sexual e transformam crianças em testemunhas de crimes. “É inaceitável que tais parlamentares não demonstrem compaixão pelas crianças brasileiras expostas nas redes sociais”, concluiu.