POLÍTICA


Kleber Rosa diz que ações de Bolsonaro afetam economia brasileira: ‘Agronegócio pode ser diretamente afetado’

Pré-candidato ao governo da Bahia ainda falou sobre movimentações de bolsonaristas nos EUA

Foto: Erlon Souza/Assessoria

O pré-candidato ao governo da Bahia pelo PSOL, Kleber Rosa, criticou a atuação de grupos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que, segundo ele, estariam nos Estados Unidos articulando ações contra o Brasil. “Os bolsonaristas estão se instalando nos Estados Unidos e tramando contra a nossa política, contra o nosso Judiciário e contra a nossa economia”, afirmou Rosa, em entrevista à Metrópole FM, na quinta-feira (10).

Para ele, a movimentação pode gerar reflexos negativos diretos para a economia brasileira, especialmente no setor do agronegócio — principal responsável pelas exportações do país para os Estados Unidos. “Isso vai mexer muito com a nossa cadeia produtiva. O agronegócio pode ser diretamente afetado”, alertou Kleber Rosa, em referência às recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou uma tarifa extra de 50% sobre produtos brasileiros.

O psolista, que também é coordenador-geral da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), ainda disse acreditar que o ex-presidente Bolsonaro está planejando deixar o país. “Bolsonaro está tramando fugir do Brasil”, afirmou.

Elogios a Lula

Em contraponto, Kleber Rosa elogiou a postura do presidente Lula (PT) na condução do diálogo diante do agravamento da crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos. “O presidente Lula está impondo a nossa autonomia e defendendo os interesses do Brasil no cenário global”, disse.

Segundo ele, Lula tem demonstrado “grande conhecimento de política internacional” ao manter a postura de defesa da soberania nacional diante das pressões externas. “É uma liderança que compreende a complexidade geopolítica do momento e está agindo corretamente”, completou.