POLÍTICA


Kassab nega ter tirado Ratinho Jr. da lista de possíveis candidatos do PSD à Presidência em 2026

Presidente do partido afirmou que a sigla mantém três nomes em avaliação: Ratinho Jr., Tarcísio de Freitas e Eduardo Leite

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, negou nesta quinta-feira (6) que o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), tenha sido excluído da lista de possíveis candidatos do partido à Presidência da República em 2026.

Nas redes sociais, Kassab afirmou que o cenário interno permanece o mesmo e que o PSD segue trabalhado com três nomes. “O partido trabalha com três alternativas: governador [de São Paulo] Tarcísio, governador Ratinho e governador [do Rio Grande do Sul] Eduardo Leite”, escreveu.

Ele também divulgou um vídeo do apresentador Ratinho, pai do governador paranaense, no qual o comunicador nega ter informado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que o filho desistiu de disputar o Planalto.

O posicionamento do político reforça declarações feitas por ele em julho, quando disse que o partido pretende lançar candidatura própria em 2026, mas admitiu que apoiaria o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso ele optasse por disputar o Palácio do Planalto.

“O partido tem um bom encaminhamento: todos sabem que o governador Tarcísio é candidato à reeleição, se ele não fosse [e concorresse ao Planalto], teria apoio do PSD. E o PSD tem o governador Ratinho [Júnior, do Paraná] em pré-campanha há muito tempo. Mais recentemente, o governador Eduardo Leite [do Rio Grande do Sul] também se tornou pré-candidato”, afirmou.