POLÍTICA


Justiça italiana adia decisão sobre extradição de Zambelli

Uma nova audiência da Corte de Apelação foi marcada para o próximo dia 18

Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

 

A audiência sobre a extradição de Carla Zambelli (PL-SP), presa em Roma desde julho, terminou sem decisão. Antes de dar um veredito, a Justiça italiana quer garantias do Brasil de que as condições carcerárias serão adequadas. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.

De acordo com a publicação, uma nova audiência da Corte de Apelação foi marcada para o próximo dia 18, quando finalmente deve decidir se acata o pedido brasileiro.

A sessão estava inicialmente prevista para 27 de novembro, mas foi adiada por conta de uma greve de advogados no país.

O Ministério Público italiano já de manifestou a favor da extradição e rechaçou que a deputada seja perseguida política. Em seu parecer, a Procuradoria afirmou que Justiça brasileira se baseou em “diversas e coerentes provas testemunhais e documentais”.

Independente da decisão, as partes poderão recorrer à Corte de Cassação. Só depois disso, o Ministério da Justiça da Itália dará a última palavra.

Uma autoridade brasileira envolvida no caso avalia que dificilmente o governo da Itália vai contrariar o Judiciário. A expectativa é que o veredito final saia no início de 2026.

Zambelli foi condenada a mais de 10 anos de prisão por invadir o sistema do CNJ. Em outro processo, o STF também a condenou a mais 5 anos por posse ilegal de arma, no episódio em que perseguiu armada um opositor.