POLÍTICA


Josias Gomes toma posse como conselheiro do TCE-BA

Ex-deputado federal assume vaga indicada por Jerônimo Rodrigues após aval do STF

Foto: Júlio Lobo | TCE

 

O ex-deputado federal Josias Gomes (PT) tomou posse, nesta sexta-feira (2), como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE). A vaga foi fruto de indicação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e teve a legalidade assegurada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

A cerimônia de posse ocorreu na sede do tribunal, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e contou com a presença de conselheiros, familiares e amigos. Josias deixou o mandato de deputado federal suplente após ter o nome aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Ele passa a ocupar a cadeira deixada por Pedro Lino, que morreu em 2024. A indicação chegou a ser questionada pela Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), mas o STF entendeu que não havia impedimento para a escolha feita pelo governador.

Com a saída de Josias Gomes da Câmara dos Deputados, a primeira suplente da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), Elisângela Araújo (PT), assumiu nesta sexta-feira (2) o mandato tampão na Casa. Ela retorna ao cargo após ter exercido o mandato ao longo de 2024.

O titular da vaga, deputado federal Afonso Florence (PT), está licenciado desde 2023, quando foi nomeado para a Casa Civil do governo estadual.