POLÍTICA


José Dirceu diz que Bolsonaro não tem condições de ir para prisão comum

Ex-ministro afirmou que o estado de saúde e o perfil emocional do ex-presidente o impedem de cumprir pena no sistema carcerário

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

 

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado por liderar uma trama golpista, “não tem condições de ir para a prisão comum”. A declaração foi dada em entrevista à BBC Brasil, publicada nesta segunda-feira (6).

Segundo Dirceu, o estado de saúde e o perfil emocional de Bolsonaro o tornam incapaz de cumprir pena em um presídio. “Me parece que ele é uma pessoa psicossomática, que vai acelerando, muito instável. Não é uma pessoa que tem autocontrole”, disse.

O petista, que já foi preso cinco vezes, também afirmou que seria “muito improvável” colocar o ex-presidente em um sistema prisional controlado pelo crime organizado. “As condições são péssimas”, destacou.

Atualmente, Bolsonaro cumpre prisão domiciliar por ter violado medidas cautelares em uma investigação por coação e ainda pode recorrer de sua condenação criminal. Dirceu também elogiou Valdemar Costa Neto, presidente do PL, a quem classificou como “um dos quadros da direita brasileira mais qualificados”.