POLÍTICA


José Carlos Aleluia confirma pré-candidatura ao governo da Bahia em 2026

"A Bahia está descendo a ladeira", disse o ex-deputado federal ao MundoBA

Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

 

Um velho conhecido dos eleitores  baianos, o ex-deputado federal José Carlos Aleluia (Novo) confirmou nesta sexta-feira (22) ao MundoBA que é pré-candidato, pelo Partido Novo ao governo da Bahia na eleição de 2026.

Ele disse que se sentiu na obrigação de voltar para a política com a atual situação da Bahia.

“Nós estamos há quase 20 anos com o mesmo governo, o mesmo governo, o mesmo grupo, a mesma forma de governar, o mesmo modelo. E a crise da Bahia. A Bahia, que já é mais profunda, agrava-se mais ainda diante da crise nacional. As pesquisas mostram claramente que a população não quer mais continuar no rumo em que está, no Brasil e na Bahia. E aí, dessa indignação, surgiu a pré-candidatura. O Partido Novo se dispôs a aceitar que eu fosse candidato pelo partido”, declarou o ex-parlamentar.

Segundo Aleluia, nem ele e nem o Partido Novo comungam e apoiam as ideias dos governos estadual e federal. “A Bahia está descendo a ladeira. Todos os indicadores, todo mundo fica olhando isso como se não fosse tão mau. Quem tem menos de 30 anos acha que é normal porque está vendo desde criança”, afirmou o ex-deputado federal.

“A Bahia, eu não vou nem falar só de um item, são todos os itens, em tudo, em ambientes de negócios, uma visão populista de coisas velhas, equivocadas. Não promulgamos as mesmas ideias, ideias de liberdade, de segurança líquida, de espaços para produção, emprego, combater a pobreza gerando riqueza e não gerando pobreza para poder capturá-los”, completou.

Aleluia concorrerá com o atual governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), o ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, além de Kleber Rosa (PSOL).