POLÍTICA


Jerônimo e Bruno Reis firmam parceria para fortalecer e ampliar segurança em Salvador

Prefeitura e Estado vão integrar sistemas de câmeras, compartilhar dados e executar o plano municipal de segurança

Foto: Betto Jr./Secom/Prefeitura de Salvador

 

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito Bruno Reis (UB) se reuniram nesta quarta-feira (27) para discutir medidas e ações voltadas para a área de segurança pública em Salvador. Entre os temas abordados pelos gestores, estão o compartilhamento de imagens de câmeras de reconhecimento facial, integração de dados municipais e estaduais e a execução conjunta do plano municipal de segurança.

Durante o encontro, que aconteceu na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), Jerônimo destacou as possibilidades de integração entre os sistemas do Estado e do município. “Nós apresentamos ao prefeito Bruno um conjunto de possibilidades de parceria, como por exemplo compartilhar câmeras de reconhecimento facial. A Prefeitura tem um quantitativo de câmeras que podem ser incorporadas no sistema nosso, da mesma forma que nossas câmeras podem ser disponibilizadas como informações, como imagens para políticas municipais tanto da Guarda Municipal, como em outras ações. O prefeito tem medidas na área de saúde, na educação, em trânsito”, afirmou durante coletiva de imprensa.

Bruno detalhou a infraestrutura disponível na capital baiana e anunciou que vai compartilhar as imagens de câmeras com o Estado para auxiliar na prevenção de crimes, além de ampliar a segurança.

“Hoje, a Prefeitura dispõe de 3.700 câmeras. Nós vamos compartilhar todas as imagens para ajudar na identificação facial, ampliando o parque e a cerca eletrônica que a gente quer promover na cidade para ampliar a segurança. Também nós conversamos sobre a possibilidade de compartilhar dados da Secretaria da Fazenda e da Sedur [Desenvolvimento Urbano] para identificar ferro-velhos que comercializam ilegalmente metais, muitos deles furtados dos cabeamentos da cidade”, disse.

O prefeito ainda ressaltou o uso de informações para combater furtos de celulares e apoiar operações policiais, como a retirada de barricadas. “Também vamos compartilhar dados para o enfrentamento da questão dos roubos e furtos de celulares, veja isso junto com as empresas que operam na cidade”, acrescentou.

Diante das falas, o governador baiano também anunciou que o Estado está disposto a colaborar, inclusive com orçamento, na execução do plano municipal de segurança. “O prefeito está concluindo um plano municipal e se colocou à disposição para que nós possamos fazer contribuições, conhecer. Ele vai fazer o trâmite legal da Prefeitura e nós entraremos com a execução desse plano. Eu falei que não quero só contribuir com o conteúdo, mas também, se para o caso, contribuir com o orçamento, aquilo que ajuda a gente para melhorar os indicadores de segurança pública do município de Salvador”, garantiu o petista.

Além do enfrentamento direto da criminalidade, a cooperação prevê ações sociais integradas, em parceria com programas estaduais como o Bahia pela Paz. “A gente sabe que a questão da segurança pública, como o governador citou aqui, vai muito mais além da questão do enfrentamento, tem a questão social. Então, com a ampliação de todos os programas da Prefeitura que estão em curso, seja na área social, seja na área da educação, da cultura, do esporte, na geração de emprego e renda. E o governador também apresentou aqui um conjunto de ações que o Bahia pela Paz está desenvolvendo para ver de que forma a Prefeitura pode trabalhar em conjunto com o governo para que as pessoas possam evitar as ameaças, os fatos que ocorrem nas comunidades”, concluiu Bruno Reis.