POLÍTICA


‘Qualquer um teria dificuldade de governar com um Congresso desse’, diz Jerônimo

Governador afirmou que experiência e “coração” do presidente fazem com que relação entre os Poderes seja “leve”

Foto: Matheus Morais/MundoBA

 

Em discurso nesta quinta-feira (11), Jerônimo Rodrigues (PT) elogiou a capacidade de Lula (PT) em lidar com o Congresso Federal. “Se qualquer um de nós enfrentasse um Congresso desse, possivelmente teria muito mais dificuldade”, disse.

A declaração do governador foi dada durante a abertura do Encontro Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar, no Centro de Cultura Cristã da Bahia (CECBA), no Costa Azul, em Salvador. O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

“A dificuldade seria maior para alguém sem o coração e a experiência do Lula, que trata diariamente as coisas com a leveza que ele trata. É claro, com um time bom de ministros e assessores”, continuou Jerônimo.

O Senado se indispôs com Lula após o presidente indicar Jorge Messias ao STF. O presidente da casa legislativa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), tentou emplacar o colega Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Supremo. Nas últimas semanas, o Congresso tem tentado aprovar propostas contrárias aos interesses do Planalto e do STF, a exemplo da PEC do Marco Temporal e do PL da Dosimetria.

O Encontro Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar apresenta iniciativas estratégicas para fortalecer e internacionalizar o cooperativismo, com destaque para o Programa Cooperar para Exportar, que vai preparar 200 cooperativas para acessar o mercado externo e assegurar cotas exclusivas em feiras internacionais de 2026. Também será lançado o Programa Exporta Mais Cooperativas, que promove rodadas de negócios com 31 compradores internacionais, de 11 segmentos.